Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CONHECIMENTO, UM DIFERENCIAL ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Gestão do conhecimento

Depois do tempo, o maior ativo que uma pessoa possui é o conhecimento, um diferencial estratégico para as organizações. Nosso conhecimento consiste em tudo aquilo que aprendemos ao longo dos anos com nossas experiências de vida. Que, posteriormente, ou paralelamente, foram completadas com o conhecimento adquirido no universo acadêmico como escolas, cursos técnicos, graduações, cursos de especializações, dentre outros.

Basicamente, o ser humano é um resumo de suas experiências, desde que nasce até o momento em que chega à idade adulta. Absorve conhecimento em todos os ambientes que convive, desde diferentes comunidades em que está inserido, seja a sua casa, bairro, cidade, até nas comunidades como escola, trabalho. Todo esse conhecimento vai moldando e transformando cada pessoa, lhe ofertando diferentes habilidades e conhecimento.

É verdade que muitos não tem a oportunidade de estarem inseridos no mundo acadêmico, mas não deixam de se transformarem em pessoas bem sucedias. Mas todos, de alguma forma, sempre contribuim com alguma nova habilidade para o seu próximo, depende do outro em ter o comprometimento para absorver esse conhecimento e também lhe transformar em uma habilidade nova que possa ser um diferencial estratégico em sua vida, seja pessoal ou profissional.

Todos os dias somos bombardeados com uma quantidade de informação muito superior ao que conseguimos absolver. O mundo globalizado tem ofertado, de forma mais rápida, acesso ao conhecimento em escalas cada vez mais acelerada e que essa tendência, com o passar dos anos e o avanço tecnológico, é de ser cada vez maior. O advento da internet tem democratizado o conhecimento e reduzido, consideravelmente, as distâncias físicas de pessoas e organizações.

A maiorias das pessoas não utilizam o conhecimento que possuem, seja tácito ou explícito, a seu favor. Ou o entregam de forma barata em qualquer mercado, ou simplesmente ignoram a capacidade que possuem e o conhecimento que tem, mantendo-se em um ambiente seguro e na sua zona de conforto.

Mas, como o conhecimento pode, então, ser um diferencial para as organizações? Simples, organizações realmente comprometidas com seus clientes e, principalmente, com seus colaboradores, desenvolvem ambientes para que essas pessoas tenham coragem suficiente de desenvolver seus conhecimentos. Essa mudança pode colocar qualquer empresa na vanguarda de seu mercado.

Instigar seu colaborador a colocar seu conhecimento a favor da empresa, lhe dando segurança para desenvolver suas habilidades criativas pode ajudar as companhias a constituir novos conhecimentos, novos processos e novas habilidades que lhe dará um diferencial quanto suas concorrentes. Valorizar o colaborador, criar um ambiente de segurança e preparado para dar liberdade e confiança para sua equipe pode ser o primeiro passo no incentivo de um ambiente corporativo de desenvolvimento e gestão do conhecimento.

Mas afinal, o que é Gestão do Conhecimento?

Hoje, as pessoas buscam, cada vez mais, conhecimento, seja produzindo-o, compartilhando ou desfrutando de seus benefícios. A criação de novos conhecimentos e a disseminação destes, tem se tornado fundamental para o desenvolvimento da humanidade e consequentemente das organizações. Grandes empresas têm se adequado a um novo processo de gestão estratégica dos recursos intelectuais que compõe as diversas áreas de uma corporação, implementando assim a Gestão do Conhecimento.

Tratada como um modelo de gestão dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, a Gestão do Conhecimento é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas à proteção, desenvolvimento e disseminação do saber organizacional. E não poderia ser diferente, já que atualmente o capital intelectual das organizações tem ganhado cada vez mais importância, se tornando diferencial estratégico no processo de evolução e crescimento das empresas.

Por este motivo, se tornou primordial que as organizações consigam mapear e condensar os conhecimentos tácitos e explícitos dos colaboradores, transformando-os em documentos e informações de relevância para a empresa. Com a implantação destas ações, as organizações irão conseguir mensurar suas possíveis carências e reduzir a possibilidade de fracasso nos diversos processos que envolvem o sistema de gestão e de produção da companhia.

O que é Conhecimento Tácito?

O Conhecimento Tácito é todo conhecimento adquirido por um indivíduo durante sua vida, todas as experiências, bem como suas emoções, valores e ideais. Algo difícil de ser mensurado por ser pessoal e invisível. São conhecimentos subjetivos, baseados em opiniões, habilidades e Know-how do colaborador.

Por ser um conhecimento individual, as organizações têm percebido a importância de se criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e disseminação desse conhecimento. A gestão do conhecimento tácito, quando bem desenvolvida, cria mecanismos para transformar este conhecimento intangível em um conhecimento explícito.

E o que é Conhecimento Explícito?

Conhecimento Explícito é a transformação do conhecimento individual em recursos disponíveis para outras pessoas, seja por meio de cartilhas, livros, formulários científicos ou programas de computador. Um conhecimento que passa a ser documentado e compartilhado por toda a organização por meio de processos.

Esta é uma ação cada vez mais relevante para as empresas. As experiências tácitas dos colaboradores que estão inteiramente ligados aos valores da organização têm grande potencial para serem mais relevantes para as companhias do que a frieza de gráficos e números.

Um diferencial estratégico para as organizações

As organizações compreenderam que a Gestão do Conhecimento é um norteador, identificando os conhecimentos pessoais que possam ser captados, tratados, armazenados e disseminados.

Esse procedimento, que é conhecido por transformar o conhecimento tácito em materiais que possam ser compartilhados com outros colaboradores, é uma forma das organizações viabilizarem seus planejamentos estratégicos e agregarem valores aos seus produtos e serviços.

Os Conhecimentos tácito e explícito são complementares. É necessário a habilidade de cada colaborador, com seus conhecimentos técnicos, para ser criado dados e ferramentas que possam ser, de alguma forma, armazenados e reutilizados pela organização.

Porém, essa gestão, criação e compartilhamento do conhecimento nas organizações só é possível se todos os níveis hierárquicos da empresa se comprometerem com o processo. Cada gestor ou colaborador, com seus conhecimentos específicos da corporação, criam juntos a cultura organizacional da empresa.

Para que a Gestão do Conhecimento tenha resultados satisfatórios, é necessária à participação de toda a organização, desde a área de executivos até seus profissionais da linha de frente. É necessário que a emprese incentive a troca de experiências e proporcione um ambiente de comunicação constante entre as áreas.

As empresas que conseguirem gerir o conhecimento competitivo que possuem vão estar na vanguarda de um mercado que tem a exigido mais de todos. É preciso ter conhecimento de suas capacidades e necessidade para antecipar o mercado e sempre inovar em seus produtos e serviços.

Essa é a nova tendência do mercado e as empresas precisarão compreender essa situação. O conhecimento está se tornando o grande diferencial das organizações, mas as companhias deverão desenvolver conhecimento próprio para acompanhar um mercado cada dia mais exposto a novas tecnologias.

Deixe o seu comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados:

O Capital Humano é o maior patrimônio das Empresas

O Capital Humano é o maior patrimônio das Empresas

Sim, acredito que o Capital Humano é o maior patrimônio das empresas. Em um ambiente empresarial em constante evolução, a troca de conhecimentos e experiências entre colaboradores emerge como um

SEJA UMA LIDERANÇA INSPIRADORA

SEJA UMA LIDERANÇA INSPIRADORA

Seja uma liderança inspiradora e ajude sua equipe a atingir todos os objetivos traçados, é assim que pessoas inspiradoras sempre agem. O mundo corporativo está cheio de cargos de chefia,

DECISÃO, ESCOLHA O SEU DIFÍCIL

DECISÃO, ESCOLHA O SEU DIFÍCIL

Escolha o seu difícil, o despertador toca pela manhã e com ele vem aquela sensação de desespero e frustração, vai começar mais um dia.  O desejo é de continuar deitado,

SEJA SUA METAMORFOSE

SEJA SUA METAMORFOSE

Seja sua Metamorfose, afinal a vida é marcada por ciclos, e cada ciclo traz consigo lições, experiências e oportunidades de crescimento. A maneira como absorvemos essas experiências e como as

SEU ATIVO MAIS PRECIOSO

SEU ATIVO MAIS PRECIOSO

E de repente você está ali, sentado na varanda de casa, simplesmente na companhia de seu ativo mais precioso, olhando para coisa nenhuma e pensando na sua vida. O movimento

LIVRO: O PODER DO HÁBITO

LIVRO: O PODER DO HÁBITO

No livro o Poder do Hábito, Charles Duhigg apresenta como formamos nossos hábitos. O autor apresenta, por diferentes histórias, como o hábito exerce um forte poder em nossas vidas, seja